Load Ajax

Fernanda Tochetto

Foto da autora Fernanda Tochetto Fernanda Tochetto
01.10.2020 timer Tempo est. de leitura: 10 minutos Visualizações: 130

8 sinais de que chegou a hora de empreender

Já faz algum tempo que você está indo trabalhar se arrastando, sem perspectiva de crescimento ou cansado de colocar toda a sua energia nos sonhos dos outros. Os dias passam como se você estivesse no piloto automático e, como válvula de escape, você começa a dedicar seus pensamentos e energias para um sonho que não bate ponto, que não tem regras, mas também não tem garantia nenhuma de que dará certo. 

Mesmo assim, esse sonho, pouco a pouco, vai tomando conta de você por dentro, mesmo que por fora você ainda esteja usando o uniforme da empresa e o crachá de identificação. 

Tudo começa com uma ideia, com aquela faísca que dá um quentinho no coração só de pensar que você pode realizá-la. Essa ideia vai tomando forma à medida em que você vai falando dela para as pessoas, vai imaginando como pode dar certo e vai estudando o mercado, como funciona para outras pessoas, enfim, começa aí o caminho da ideia para a realização. 

Se você ainda não viveu uma história parecida, provavelmente conhece alguém que já passou por isso, não é verdade? Pois bem, só nesse pedacinho da história, já podemos enxergar alguns sinais de que chegou a hora de empreender. 

Confira os 8 sinais:

1. Insatisfação diária com o trabalho atual

Você não gosta do que você faz, não aguenta mais passar horas para ir e voltar do trabalho, acredita que não recebe a remuneração justa pela sua entrega, não tem uma boa relação com seus superiores e colegas, os motivos para estar insatisfeito com seu trabalho podem variar, mas não podem ser ignorados. 

Muitas vezes, eles dão o impulso para tomar coragem e empreender. Mesmo assim, não podem ser os únicos motivos para dar esse passo, afinal, eles podem ser resolvidos simplesmente mudando de função ou de empresa. Por isso, é importante avaliar o momento e a sua insatisfação no trabalho e não fugir por fugir, entende?

2. Você sabe que pode ir além

Se você conhece bem suas habilidades, soft skills e diferenciais e sabe que você é capaz de realizar mais, ganhar mais e conquistar mais, pode ser a hora de empreender, de trabalhar pelo seu sonho ao invés de trabalhar para os outros. Para isso, quanto mais você sabe sobre você mesmo, mais certeza de que o negócio dará certo. Como costumo dizer, autoconhecimento nunca é demais.

3. Você já planejou tudo o que podia e o que não podia

Quem nunca se escondeu atrás do planejamento que atire a primeira pedra! É um lugar tão confortável, não é? Ele tem a sua importância, afinal, é uma fase fundamental para estabelecer uma base forte e segura para um negócio, mas não pode durar muito tempo, caso contrário, você correrá o risco de desistir e de se acostumar com ele desse jeito, como uma promessa de realização, um sonho idealizado demais para ser concreto.

4. Você não tem medo de falhar

Um empreendedor sabe lidar com os erros e falhas, ele não os enxerga com os olhos julgadores do fracasso, aliás, essa palavra nem existe no seu dicionário. Ele não tem medo de se expor e do que os outros vão pensar, porque ele sabe que esses outros não pagam suas contas nem o ajudam nas suas lutas. Ele testa seu produto ou serviço o máximo que consegue, é fã do MVP (Mínimo Produto Viável), se não é uma startup, compartilha da mesma linha de raciocínio e dos mesmos valores, incluindo o MVP.

5.  Você não para de estudar

Se aprimorar é mais do que uma obrigação, é um dos grandes prazeres da sua vida. O life long learning apareceu há pouco tempo como conceito, mas você já o pratica sem saber que existia. Além de estudar, você gosta de compartilhar o seu conhecimento com os outros, sejam eles clientes ou concorrentes.

6. Você intra empreende desde sempre

Busca a automotivação ao invés de buscar a motivação nos outros; lidera mesmo sendo um empregado; surpreende e inova através do seu trabalho e não somente cumpre tarefas; se realiza com os resultados independentemente de qualquer salário.

7. Você não tem medo da concorrência

Pelo contrário, você se alia a ela. Quem é seguro dos seus diferenciais e da sua competência não tem medo de que outros o copiem ou que falem mal do seu negócio. Você sempre enxerga o lado bom das pessoas e acredita que a maioria é boa. Mais do que isso, você enxerga possibilidades de parcerias onde a maioria não vê. Aproveite essa habilidade!

8. A sua vontade de empreender ficou maior do que todos os contras

Você sabe de todos os desafios e riscos de empreender, já mapeou um por um e, mesmo assim, não consegue mais viver sem esse objetivo. Empreender já faz parte de você, mesmo que você não tenha iniciado de fato. Empreender começa bem antes da inauguração do seu negócio, sabia? 

Leia: Os 7 desafios de ter o próprio negócio

O sonho de ter o próprio negócio, seja ele qual for, já é o primeiro passo do empreendedor. Uma jornada rica e cheia de personagens, uma realidade que exige coragem e persistência acima de tudo, essa é a vida resumida do empreendedor. 

E aí, identificou na sua vida algum desses 8 sinais de que chegou a hora de empreender?

Se a resposta for não, fique tranquilo, porque é possível ser feliz fazendo parte de uma empresa, por que não seria? Agora, se a resposta for sim, avalie se este é o momento de dar esse passo e, enfim, empreender. 

Está nas suas mãos. Além ficar atento a esses sinais, levante os prós e contras de empreender agora. Essa prática costuma ajudar muitas pessoas a tomar a decisão de uma forma mais segura.

Conte comigo para esse importante passo e para todos os outros que estão por vir! É só o começo! 

Minha mensagem final: não aceite os limites antes de experimentar as possibilidades. Se não deu certo para a maioria, não significa que não dará certo para você. 

Um abraço e até a próxima!

Faça agora mesmo 3 Aulas Online e Gratuitas: IMERSÃO EMPREENDEDORA

ACOMPANHE AS ÚLTIMAS NOVIDADES
EM TEMPO REAL

VAMOS NOS CONECTAR?