Hoje eu trouxe para o blog uma convidada muito especial, que é a Greice Piacini, responsável pelo branding e reposicionamento da minha marca Fernando Tochetto e pelas estratégias de reposicionamento do meu negócio.
Eu compartilho muitas informações aqui com vocês do quanto isso faz a diferença na nossa estratégia, na nossa entrega, nas nossas tomadas de decisão. Então, aqui eu vou desafiá-la com algumas perguntas para que vocês possam repensar a sua forma de fazer e de conduzir, ou seja, para que possam evoluir, usar tempo e recursos, tendo uma entrega como essa, esclarecedora e com exemplos que eu tenho certeza que vão fazer a diferença.
Fernanda: Greice, seja bem-vinda! Conta aí pra eles um pouquinho, quem é Greice Piacini, e depois separei quatro perguntinhas especiais pra ti.
Greice: Oi gente. Meu nome é Greice Piacini, eu sou consultora, especialista em branding e gestão de marcas. Já atuo há sete anos no mercado, bem focada na pesquisa de mercado, no entendimento das marcas e no posicionamento estratégico de marcas. Então muitos trabalhos aí já realizados nesse tempo de consultoria. E com a Fernanda a gente fez o Reposicionamento, então, tanto da estratégia de negócio dela, como também da identidade visual, da parte visual da marca dela.
Fernanda: Tem uma pergunta que não quer calar. E que talvez possa ser dúvida de algumas pessoas, o que é branding?
Greice: Essa palavrinha complicada aí que muita gente não sabe o que é. Bom, branding deriva de brand, que é marca em inglês, e o I N G depois, então, fala dessa gestão de marca. Mas afinal o que é marca, né Fer? Às vezes a gente pensa que marca é só a parte do logotipo ali.
Fernanda: Aham.
Greice: Não, a marca é toda uma construção estratégica pensando no negócio também, na estratégia do negócio, no posicionamento, então, para quem você vende, quem é o seu cliente, como você quer ser visto no mercado, você é uma marca premium ou uma marca mais acessível, mais popular. Então todas essas definições a gente trabalha na gestão de marca que é o branding, então a marca vai muito além da identidade visual, mas ela tem uma construção estratégica e associações que estão por trás. Para construir isso a gente utiliza do branding que é a gestão de marca, área que trabalha toda essa construção.
Fernanda: E que é uma conexão, né Greice? Porque eu me perguntei muito quando eu fiz a gestão do reposicionamento da minha marca. O quanto a gente acredita que está fazendo, mas aquilo que a gente comunica e da forma como a gente comunica, não demonstra aquilo que a gente realmente faz. E estamos tão ali na jornada, na rotina, no dia a dia, que a gente não percebe como alguns detalhes que parecem pequenos, tem altíssimo impacto na comunicação, naquilo que a pessoa está interpretando sobre o que você faz, sobre o que você entrega, sobre o que você vende, sobre quem você atende. Para mim foi muito impactante essa análise, essa pesquisa.
Fernanda: Eu recordo que você pesquisando no mercado, comparou com outras marcas, avaliou o posicionamento, o que realmente estava acontecendo na minha área de atuação. E como é importante criar essa consciência, entender qual é a minha marca, que marca eu quero deixar, o que que eu realmente faço e como eu vou atrelar a questão. Comunicar isso da decisão estratégica com a comunicação disso né.
Greice: Perfeito. Mas deixa eu só complementar Fer, essa tua fala. Nós empresários, empreendedores, estamos todo dia aí tocando o nosso negócio e construindo o nosso negócio. E às vezes a gente não tem esse olhar de branding, de construção de marca. Então, por isso que é importante chamar um especialista que entende realmente de posicionamento que vai poder fazer uma pesquisa da imagem de marca que você está passando para as pessoas, porque às vezes a gente acha que está posicionado de uma certa forma, mas quando a gente faz essa pesquisa, a gente vê que as pessoas estão nos enxergando de uma outra forma, que não era talvez a que a gente quer passar. Então isso que determina também algumas estratégias pra gente conseguir reposicionar essa marca, para que ela passe o que ela realmente deseja e se conecte com o cliente que realmente faz sentido para ela.
Fernanda: E aí vem a minha segunda pergunta: O que é posicionamento?
Greice: Então, o posicionamento ajuda o estratégico do negócio e da marca, que estão diretamente ligados. Ele ajuda você a entender quem você é no mundo, qual a sua essência, qual o seu propósito, quais são os seus valores e com quem você quer se conectar.
Greice: Eu quero oferecer tais benefícios para o meu cliente, e eu quero me conectar com esse tipo de cliente, com esse valor de mercado. Eu quero ser, por exemplo, uma marca premium. Vamos dar um exemplo mais real. Nespresso, por exemplo, também é uma marca mais premium. Então o que eles construíram? Todo o trabalho de branding deles, por exemplo, eles trabalham bastante a cor preta. Eles fizeram redesign das embalagens super único, né. O posicionamento deles, então, é super premium e eles construíram, por exemplo, boutiques, onde eles atendem as pessoas. Então todo o posicionamento é pensado ali na parte premium. Todo ele, desde o preço, produto ou serviço, logística. Tudo é pensado assim, então, independente se você for se posicionar como premium ou mais acessível, o importante é que você tenha essa consistência em todos os pontos de contato e é isso que o posicionamento faz. Te ajuda a alinhar toda essa estratégia para que esteja compatível com o que você deseja para o seu negócio.
Fernanda: Eu fiquei pensando na minha própria marca, enquanto tu posicionavas. Eu quero conectar com pessoas que querem alavancar seus resultados, que querem alta performance, que querem crescer, que buscam um estilo de vida, que querem despertar o melhor que elas podem ser. Os meus pontos de conexão, onde apareço, o que eu faço, como eu me comunico, em todos os aspectos, precisa transmitir isso para as pessoas. Para que as pessoas certas se conectem comigo. Quem busca isso para sua vida? Quem quer isso para sua carreira? Tem essa pegada, senão você acaba frustrando tanto a pessoa, como a si mesmo. É uma das transformações que a gente vem fazendo, porque acho que o reposicionamento não é só a pesquisa e a entrega do trabalho, mas é a maturação na convivência do reposicionamento que mostra pra gente. Olha eu, você me corrige qualquer coisa. (risos)
Fernanda: Mas é isso que eu senti, quando eu reposiciono, quando eu me aproprio daquilo que realmente condiz com a estratégia e comunicação, e eu vivencio isso. Eu entendo. Eu tenho clareza do que eu quero, do que eu não quero. Então é uma coisa que vai agindo em doses ao longo da dessa reconstrução.
Greice: Eu sempre falo que construir uma marca ou reposicionar uma marca é um trabalho diário. Não é uma coisa que tu vais fazer em um dia, por exemplo, eu te apresentei ele, a consultoria. Eu te apresentei os resultados, mas a partir dali começa uma nova etapa que toda a equipe tem que se envolver, entender esse posicionamento e esse propósito. Para fazer acontecer é como ir na academia. Não adianta ir na academia só um dia e achar que no outro dia tu vai estar com um corpo maravilhoso. Não. É todos os dias. Tu faz um pouquinho para construir esse resultado maior que tu quer, gestão de marcas é isso, é todo dia. É que nem gestão de negócio. É todo dia ali, as decisões que tu vai tomar, vão ajudar a construir positivamente ou negativamente a sua marca.
Fernanda: Tu já falou um pouco sobre isso, mas cumprindo a essa pergunta. Por que o branding é importante para as empresas e pessoas, e quais as etapas do processo?
Greice: O branding, gente, eu falo que é uma habilidade fundamental para qualquer empresa e qualquer profissional autônomo que queira se posicionar como uma marca pessoal no mercado. Por quê? Porque ele ajuda realmente a olhar pra dentro, entender quem a gente é. Então, tem uma parte de autoconhecimento ali, é um trabalho profundo. Não é raso. Então a gente olha pra dentro, entende os seus valores, o seu propósito, até como profissional que está querendo desenvolver sua carreira, é super importante olhar.
Fernanda: Eu sempre digo, quanto mais a pessoa conecta consigo mesma, com autoconhecimento, com o seu propósito. A construção e a jornada do seu posicionamento, se eu sei o que eu quero, se eu sei a minha fortaleza, o meu valor, a minha capacidade, aquilo que me diferencia, eu chego aí para você conectar isso em todos os pontos. É muito mais fácil quando eu não tenho clareza disso, eu acho que até alonga o trabalho do profissional.
Greice: Quando a gente não tem clareza de quem somos na nossa essência, a gente acaba olhando sempre para os concorrentes, e fazendo uma coisa parecida com o que o outro está fazendo, porque talvez esteja dando certo, mas esse olhar dentro ajuda a gente a olhar a nossa essência, se posicionar de forma única, autêntica. Essa palavra que está bombando agora, a autenticidade, então,
Fernanda: Mas que ela bombe e na sua veracidade, né?
Greice: Exatamente, então esse processo todo permite isso, que a gente olhe pra dentro e depois comunique isso para o mundo de diversas formas.
Fernanda: Eu fiquei pensando. Tem alguém nos assistindo. E se alguém está pensando, eu preciso começar, mas por onde eu começo?
Greice: Eu acho que que a primeira questão é essa reflexão. É olhar pra dentro. Responder algumas perguntas. Eu faço uma entrevista com as pessoas. Pergunto valores, propósito, para onde você quer ir no futuro, porque a sua empresa nasceu, da onde ela vem, qual é a história que você queria construir lá quando a sua marca nasceu. Então essas perguntas. As vezes a gente está no negócio ali, e acaba não se perguntando. Mas elas são fundamentais para trilhar o nosso futuro. E outra coisa eu acho que é olhar para o mercado. Como o mercado da sua empresa está mudando, está mudando muito rápido e como você vai ajustar um pouco seu posicionamento para conseguir acompanhar toda essa mudança de mercado e de comportamento de consumo.
Conheça as competências que todo profissional precisa desenvolver para o futuro do mercado do trabalho.
Sigam a Greice nas redes sociais, Instagram e LinkedIn: @greicepiacini, tem bastante coisa lá no Instagram, no Linkedin e também no site. Sobre tantos projetos que a gente já desenvolveu com o conteúdo de marca.
Greice: E me façam perguntas também, eu quero ajudar vocês a construírem a marca de vocês da melhor forma. Então, quanto mais a gente trocar aí, sobre o que vocês querem saber sobre melhor. A gente consegue construir.
Então curtiu esse assunto, faz sentido para você? Então eu recomendo você conhecer o Método Carreira 5.0 porque lá eu compartilho TODOS aprendizados que o meu negócio tem com marketing e posicionamento. Esses atalhos podem lhe aconomizar muito tempo e dinheiro!
A gente já quer levar você para o resultado, para a transformação!
Muito obrigada e até o próximo artigo.