Me tornar uma escritora best seller através da Editora Gente foi um sonho se tornando realidade. Você viu e sentiu toda a ansiedade que antecedeu a publicação e, nas últimas semanas, acompanhou toda a felicidade de autografar e ver a minha obra chegando finalmente às mãos das pessoas que acreditaram na força do meu trabalho. Como é sensacional tudo isso! Como é bom ter você bem pertinho de mim nesse momento tão surreal da minha vida! Gratidão é pouco para expressar tudo o que estou sentindo.
Mas, voltando ao título, nesta última semana, vi o Destrave a sua Vida e Saia do Rascunho na posição de 3º lugar na lista dos livros mais vendidos no Brasil e em 2º na categoria Negócios. Não sei dizer o que eu senti na hora. Um misto de adrenalina, alegria absurda, surpresa e um sentimento de missão quase cumprida. E, como sempre compartilhei todo o caminho com você, faço questão de contar mais sobre como foi chegar nessa lista tão desejada pelos autores.
A gente só aprende como funciona o processo de escrita de um livro, no meu caso, a realização de um sonho, quando estamos vivendo cada fase que o envolve. Tudo começa pela vontade de compartilhar o conhecimento e as experiências de vida com as pessoas. Depois, você precisa tomar uma decisão muito importante: definir qual a editora que vai abraçar com você essa missão. Para mim, essa etapa foi a mais fácil porque eu já lia os livros e já seguia alguns dos autores da Editora Gente e sabia que eu deveria publicar com eles. A equipe me acolheu, desde a imersão BestSeller até agora, e iluminou todo o meu caminho de uma forma que só eles conseguem: unir um profissionalismo lindo de se ver com doses generosas de carinho e cuidado. Novamente, o meu muito obrigada por tudo, Editora Gente!
Depois de escolher a editora, você precisa, claro, começar a escrever e a organizar as suas ideias. Ao mesmo tempo, você deve continuar a vender o seu livro. Como assim, Fer, vender o livro antes de publicar? Sim, eu ainda disse “continuar” porque você já começou a vender o seu livro desde o momento em que você teve a ideia de escrevê-lo e compartilhou com as pessoas mais próximas. O que eu quero dizer é que esse é um processo, não são etapas isoladas umas das outras. Está aí um dos maiores aprendizados dessa experiência.
Voltando novamente ao título desse artigo, ter um livro entre os mais vendidos do Brasil é também o resultado da força de vendas, tanto da editora, quanto do autor. Não basta escrever e esperar que o universo conspire a seu favor. São necessários uma estratégia e muito suor para vender a sua obra. No meu caso, eu tinha o desejo de unir o lançamento do livro com uma causa social. Decidi doar todos os direitos autorais da pré-venda para a FUNDEF, que faz um trabalho nobre de auxílio às pessoas com deficiência auditiva. Montei uma equipe, o Esquadrão Destrave, para pensar comigo em todas as possibilidades de venda e divulgação. Fiz parcerias com livrarias, com shoppings centers, cinemas, rádios, em um trabalho conjunto com a minha incansável assessoria de imprensa, intensifiquei as ações nas redes sociais, entre tantas outras coisas. E não vou parar por aqui, porque enxergo o meu livro como um negócio que deve ser constantemente lapidado. No meu caso, o livro virou um método, que agregou valor ao meu trabalho e aos meus resultados.
Lembra que lá no início do texto falei que essa é uma missão quase cumprida. Por que “quase”? Porque essa lista dos mais vendidos é semanal, ou seja, vou ter que lutar para continuar nela ou ainda melhor, subir no ranking. Mas, para isso, vou precisar de toda a sua ajuda. Se já adquiriu o meu livro, agradeço demais e peço que indique ou presenteie as pessoas que você quer bem. Se ainda não comprou, garanta logo o seu.
CLIQUE AQUI PARA COMPRAR O SEU
Coragem! Vale a pena realizar seus sonhos! Conta sempre comigo!