Altos e baixos, quem nunca os viveu? Estamos todos sujeitos à sazonalidade nos negócios, alguns mais, outros menos, dependendo dos produtos e serviços que oferecemos. Com o início do inverno, veremos muitos negócios sofrerem com os impactos da sazonalidade somados a este período atípico de pandemia que estamos vivendo.
Mas, como nem tudo são pedras no caminho, se você estiver atento às mudanças que cada estação provoca no seu negócio e se planejar antes de cada uma delas, é possível reduzir os riscos e manter as coisas sob controle.
Alguns negócios chegam ao extremo da falência porque não se planejaram e não se prepararam para os efeitos da sazonalidade. E isso não ocorre somente com empresários inexperientes. É comum vermos profissionais renomados sofrerem com os fatores sazonais e ficarem perdidos e sem ação diante do imprevisto. Como mentora, vejo isso acontecer com frequência.
O que temos que ter em mente é que as estações do ano não trazem somente mudanças de temperatura, elas trazem mudanças de comportamento e de consumo, que acabam ocorrendo com frequência e com um certo padrão em cada uma delas: primavera, verão, outono e inverno. Essas mudanças são mais sentidas no inverno e no verão, estações que costumam ser mais bruscas, principalmente nas regiões Sul e Sudeste do Brasil.
A sazonalidade pode influenciar diretamente os fluxos de caixa da empresa, tanto positivamente quanto negativamente. Uma gestão inteligente consegue prever esses efeitos, aproveitando ao máximo os períodos benéficos para o negócio e protegê-lo dos riscos dos períodos nem tão bons assim.
Para evitar que esses efeitos sazonais afetem o seu negócio, o empresário precisa inclui-los no planejamento e no orçamento da sua empresa o quanto antes. Separei algumas dicas, divididas em três passos, para você se preparar melhor para a sazonalidade. Confira:

Antes de tudo, faça um diagnóstico sobre quais as sazonalidades afetam o seu negócio. As vendas e a sua receita caem em alguma ou em algumas estações do ano? Com qual frequência isso ocorre? Em quais períodos específicos isso acontece?
Veja alguns exemplos de sazonalidades nos negócios:

Levante o máximo de informações possível. Avalie em que grau essas sazonalidades influenciam no seu negócio, quando ocorrem, como impactam na sua rentabilidade, quanto tempo duram, como o seu público reage em relação aos seus produtos ou serviços nesses períodos.
Você precisa ir além de perceber que a sazonalidade interfere nas suas vendas, seja aumentando-as, seja reduzindo-as. Você precisa saber de cada detalhe envolvido para poder lidar com eles de uma forma assertiva e, como costumo dizer, cirúrgica.

Leia também: 8 Dicas Para Superar a Crise
Enquanto você, empresário e empreendedor, se planeja para a sazonalidade, você aprende a aprender e a ser flexível, o que lhe proporciona a agilidade para se adaptar e inovar, principalmente quando momentos difíceis aparecem. Afinal, não foi isso que aprendemos com a pandemia?
A pandemia nos mostrou que somos capazes de reprogramar o nosso negócio da noite para o dia, literalmente, de nos reinventarmos a ponto de criarmos produtos e serviços para responderem às novas demandas, que também apareceram da noite para o dia. Por isso, acredito que a sazonalidade não deva ser motivo de preocupação para o empreendedor, mas sim, fazer parte dos processos empresariais, como tantos outros fatores já são. Concorda comigo?
Muitas inovações surgem de desafios como este que estamos passando e da própria sazonalidade, que exige que o empreendedor saia da sua zona de conforto e pense além de tudo o que ele já viveu. Levantar alternativas viáveis, ter um plano B e até um plano C, estar seguro para mudar de estratégia, caso necessário, são algumas das habilidades que ajudam o empresário a vencer os desafios do caminho, sejam eles vindos da sazonalidade, da pandemia ou de fatores específicos do próprio negócio.
Então, fique atento a todos os insights que surgirem, a todas as dicas que podem vir de uma simples conversa, de um pensamento aleatório, de um filme, de um livro. Se conecte com a solução e, naturalmente, o caminho se ilumina.
Agora, com a proximidade do inverno, como está o seu negócio em relação à sazonalidade? Já somou aos efeitos da pandemia? Não quero assustar você, apenas pedir que você olhe para o seu negócio de uma forma mais estratégica e previsível. Você merece essa tranquilidade e o seu negócio agradece.
Estou aqui para te ajudar no que for preciso. Vamos juntos!