Há algum tempo, em um passado não muito distante, era improvável ver um empresário capaz de gerenciar coisas que saíam do seu controle direto, afinal, não dava tempo e existiam poucas ferramentas para isso.
Era tudo centralizado, as decisões costumavam ter um fluxo mais pesado e difícil pois não havia acesso às informações como temos hoje. Tudo dependia muito da intuição e do controle do profissional, o que dava margem a dúvidas e a erros constantes que, muitas vezes, colocavam tudo a perder.

Convivia com pesos maiores do que podia carregar, com inseguranças difíceis de lidar e com um desequilíbrio de tempo que parecia ser o único caminho para o sucesso profissional.
Empresário que se prezasse não podia se dar ao luxo de ter tempo para a família e para si próprio. Não foi por nada que o termo “workaholic”, que significa viciado em trabalho, foi tão difundido e até mesmo respeitado pela sociedade por tanto tempo.
Esse profissional era reconhecido principalmente pelo seu esforço e trabalho duro, não era assim? A sua presença era definida pelo cartão-ponto e pela marca na cadeira. A gestão da sua equipe era realizada de forma totalmente centralizada, as pessoas dependiam do seu comando direto, do empresário ali na lida diária junto delas. E aí outro ditado fazia sucesso: “o olho do dono é que engorda o boi” ou ainda: “quando o gato sai, os ratos fazem a festa”. Quem nunca acreditou nesses ditados? Pior ainda, quem nunca os difundiu?
A informação era limitada a poucos cursos e revistas especializadas, isso quando existiam. Os estudos de caso e pesquisas eram poucos e raramente divulgados. As oportunidades de criar e difundir a imagem pessoal eram limitadas à presença do empresário em eventos do seu setor e no dia a dia da empresa.

Tenho que falar a verdade, ele não vive em um mar de rosas e nem no país das maravilhas, até porque existem outros desafios tão grandes quanto aqueles. Gerenciamento do tempo, múltiplos papéis a desempenhar, concorrência acirrada são apenas alguns destes desafios.
Porém, hoje ele tem nas mãos toda as informações que ele precisa para tomar as decisões mais certeiras para o seu negócio, sem achismos ou vidências porque ninguém merece trabalhar assim, não é mesmo?

Ele pode testar o seu produto ou serviço antes de lançá-lo no mercado, o famoso MVP (Mínimo Produto Viável) do qual eu tanto falo. E isso sem a necessidade de investir um caminhão de dinheiro.
Uma das grandes vantagens de hoje é que o empresário pode criar e divulgar a sua imagem pessoal no seu site e nas suas redes sociais, como o LinkedIn, por exemplo, e ganhar força em um nível impossível de imaginar há pouco tempo. Tudo isso sem investir tanto e sem contar com uma estrutura digna de grandes agências de propaganda.
Outra comodidade dos novos tempos é a flexibilidade como possibilidade. Ele pode trabalhar de onde quiser, dependendo da sua área de atuação, lógico. A Internet possibilitou o trabalho remoto, as reuniões e trocas de informações sem a necessidade da presença física. Isso, por si só, revolucionou o mundo dos negócios e das relações humanas!

Além de tudo isso, o empresário tem nas mãos a tecnologia que o ajuda a gerir suas equipes sem a necessidade da sua presença física e diária, que o auxilia a gerenciar suas mil e uma atividades de forma segura e eficaz, que o ajuda a se atualizar e a estudar para crescer ainda mais no seu cargo, sem sair de casa, o Life Long Learning do qual eu não me canso de falar.
Pois é, cargo era o que o profissional de ontem costumava ocupar durante a vida toda ou pelo menos por longos anos. Aliás, isso era outra métrica de sucesso da época. O profissional de hoje ESTÁ e não É o trabalho que realiza no momento. Ele tem objetivos e metas claras e sabe para onde está indo. Se ainda não sabe, deveria saber, porque, caso contrário, qualquer lugar serve, não é verdade?
Outra mudança drástica aconteceu na avaliação do desempenho de um profissional. Hoje o potencial de um empresário não é avaliado pela sua idade ou graduação que tenha cursado, mas sim, pela sua capacidade de fazer acontecer, de resolver problemas e de se adaptar a um mundo em constantes revoluções e transformações.
Você, empresário ou empresária de hoje tem nas mãos o poder da informação e da tecnologia a seu favor. Tem a oportunidade de liderar a sua equipe exercendo uma liderança que você sempre sonhou em ter tido como funcionário. Uma liderança construída com o seu exemplo, com a sua história de vida, respeitando a liberdade e os softskills de cada um que está ao seu lado.
Leia também: Liderança: como desenvolver e reter talentos na era dos empregos descartáveis

Você tem hoje a oportunidade de crescer muito mais rápido do que o empresário de ontem, de escalar o seu negócio e não depender somente do seu trabalho e esforço diretos. Isso é ouro, não acha? Acredito muito nisso e foi com esse pensamento que criei o método Carreira 5.0, para compartilhar com você o passo a passo desta incrível jornada.
Faça uma Mentoria de Carreira comigo para descobrir como você chegar ainda mais rápido na sua carreira 5.0 e aprender a escalar o seu negócio como ele merece.

Era isso mesmo que eu queria provocar em você agora!
Você, empresário ou empresária de hoje, mais do que a faca e o queijo, tem PODER!

Tenho certeza que sim!
Mas saiba que tudo isso exige autoconhecimento, autocuidado, clareza de propósito, disciplina e muito foco! É possível inserir esses conceitos na sua rotina, sem complicação, mas exige força de vontade e comprometimento diários!
Conta comigo para ser o empresário de amanhã começando hoje mesmo!