Load Ajax

Fernanda Tochetto

Foto da autora Fernanda Tochetto Fernanda Tochetto
08.10.2020 timer Tempo est. de leitura: 09 minutos Visualizações: 112

Preciso levar meu negócio pro digital, e agora?

Nos últimos tempos, as mudanças que levariam meses e até anos foram antecipadas pra ontem. Uma delas é a digitalização dos negócios. Quem já tinha uma intimidade com o mundo digital está levando numa boa essas mudanças e transformando o próprio negócio em um negócio digital, mas quem já estava devendo nessa parte levou um baita susto e travou. 

Em qual dessas realidades você está? Na segunda? Então, calma que eu te ajudo a destravar e a começar a trilhar o seu caminho no mundo digital. Pode parecer assustador no início, mas com o tempo você acaba gostando de ver os resultados dessa movimentação. 

E agora Fernanda, como começar a levar meu negócio pro digital? Seguem as minhas dicas:

1. Peça ajuda para sair do lugar

Se você está travado, pode ser por medo de já começar errando. Não tenha vergonha de pedir ajuda a um profissional ou empresa especializada em Marketing Digital pra te auxiliar, pelo menos no início. Dessa forma, você não perde tanto tempo tentando fazer você mesmo e garante um trabalho com qualidade e ações mais certeiras.

2. Pare de procrastinar ações que impactam diretamente no seu negócio

É normal, por não saber como é o processo, deixar pra depois coisas que fazem toda a diferença no que você faz e entrega.

Por exemplo, uma loja de sapatos ou de roupas que vai procrastinando o seu site e o seu e-commerce. Com a pandemia, o consumo on-line ficou mais simplificado e muitas pessoas que tinham medo de comprar pela internet se permitiram mudar da noite para o dia. No caso de uma loja dessas, ela está perdendo vendas a cada dia que ela posterga a criação do site. Simples e crítico assim.

Leia também: O que você está perdendo por ser um analfabeto digital

3. Deixe pra depois ações que NÃO impactam diretamente no seu negócio

Nesse momento, se você está começando no digital, é hora de focar nas ações que podem gerar resultados a curto, a médio e a longo prazos, mas não é hora de estar em todos os lugares ao mesmo tempo. Como eu já fiz isso no início da digitalização da minha empresa, sei bem do que estou falando. Você pode descobrir aqui os erros que cometi quando coloquei meu negócio online.

Ao invés de seguir a manada, construa desde o início o seu próprio caminho, focando na sua persona e nos seus objetivos.

4. Não se contente em existir na internet

O que mais escuto de quem está no início do processo de digitalização é que o objetivo é existir na internet. Se o seu objetivo é esse, você está seguindo a manada e trilhando o caminho dos outros. 

Nesse caso, a minha dica é bem curta e grossa: não invista nenhum centavo pra existir na internet. Cada real deve cumprir com um objetivo e te ajudar a realizar o seu propósito. Caso contrário, nem saia de casa, ou melhor, nem tire a sua carteira do bolso ou da bolsa.

Mas o que fazer então? Comece posicionando a sua marca de um jeito único, do seu jeito. Vá testando a sua audiência, como o seu público recebe as suas mensagens através do seu conteúdo. Que tipo de comunicação está dando certo?

5. Seja cara de pau

Pergunte como funcionam as coisas no digital, pesquise, vá atrás dos seus concorrentes pra ver como eles fazem. Não tenha vergonha e nem medo de perguntar, pedir ajuda, propor parcerias, trocas, conversas. 

Se você não pode investir no início, troque por produtos ou serviços (permutas), crie seus cases de sucesso não cobrando por um serviço seu, enfim, coloque a atitude no lugar do medo e da vergonha. 

Se você precisa de prova social (e quem não precisa?), não espere que as pessoas deem um depoimento do nada. O que custa você pedir uma opinião ou depoimento? Vão achar que você é chato? E daí? Você não tem nada a perder.

6. Mesmo pequeno ou iniciante, pense grande

Não aceite para você e para o seu negócio o rótulo de pequeno ou menor. Desde o início, você já pode pensar e agir como grande, é tudo uma questão de posicionamento e de visualização. 

Tem gente que tem medo até de sonhar. Sonhar grande ou pequeno dá o mesmo trabalho!!! Não tenha sonhos medíocres porque a sua realidade começa a ser construída tendo eles como base. 

Mas não basta só ter atitude e proatividade, é preciso mudar o mindset da escassez e das limitações para um de abundância e prosperidade. E isso só depende de você! Então saiba que isso não tem nada a ver com seu marido ou esposa, com seus filhos, com seus amigos, com seus pais…é só com você! A autorresponsabilidade é capaz de te levar muito mais longe e esse caminho se cria lá no início, na base.

E se você quiser mais dicas sobre a digitalização do seu negócio, é só clicar aqui!

Por fim, espero ter ajudado você a destravar e a começar a construir o seu caminho no mundo digital. Quanto mais informação você tiver a respeito, mais forte será essa construção. 

Cadastre-se na Plataforma Fernanda Tochetto para ter acesso a conteúdos e benefícios exclusivos!

Boa sorte e conta comigo para te ajudar!

Até a próxima!

ACOMPANHE AS ÚLTIMAS NOVIDADES
EM TEMPO REAL

VAMOS NOS CONECTAR?