O sucesso na carreira tem alguns ingredientes imprescindíveis para colocar em prática as ações que nos tornarão pessoas realizadas.
Durante a jornada, o sentimento de pertencimento nos acompanha diariamente. E pertencer a um grupo de pessoas que fazem o que amam ronda um grande número de mulheres.
Mas como crescer e evoluir na carreira sem sofrer influências negativas de uma palavra que causa desconforto quando aparece: a adversidade?
Uns mais, outros menos, de acordo com o local e nível em que estão.
E essas dificuldades que nomeamos como adversidades podem ser em maior ou menor grau, mas elas estão presentes nas carreiras de todos os profissionais.
E você deve estar se perguntando: o que de fato é considerado uma adversidade?
Bem, elas podem ser problemas com colaboradores ou conflitos com líderes, pressão intensa por resultados, a falta de estrutura adequada para uma boa entrega, a falta de alinhamento de valores entre empresa e funcionário, trabalho excessivo e sem transformação, medos de fazer diferente, de se entregar, conflitos relacionados a posição e responsabilidade dentro da organização.
A gama de adversidades é grande e acaba por dificultar tanto gestoras quanto colaboradoras, levando-as ao estresse, desgaste mental, hábitos não saudáveis e uma relação desconfortável e que pode levar a outros problemas sérios.
Com a visão deste cenário é que se toma como prioridade uma boa liderança, para que as dificuldades no ambiente de trabalho não prejudiquem a produtividade e até mesmo a carreira das profissionais.
Em segundo plano o detalhamento dos passos da carreira. Com clareza e liderança a tendência de passar ou amenizar o impacto das adversidades aumenta em grande escala.

Quando uma adversidade aparece ou acontece, precisamos entender um processo importante do ser humano: esse é o momento ideal para um grande aprendizado.
Olhar para o problema e não tapar o sol com a peneira é o primeiro passo para que você supere a situação.
É preciso ter clareza do que está acontecendo, para que uma estratégia possa ser aplicada ao processo.
Uma adversidade quando não compreendida e não trabalhada se torna um problema e esse quanto mais for ignorado, maior ele se tornará.
O melhor é sempre ter consciência de que ela existe e assim, buscar resolvê-la o quanto antes. É o que vai te diferenciar no ambiente em que você está.
Resolver sem medo será fundamental para que você possa agir de forma assertiva e assim, encontrar meios para minimizar os impactos, extraindo dessas situações os melhores aprendizados e isso vai te afetar profissional e pessoalmente.

Ter preparo técnico e comportamental faz muita diferença na hora de lidar com as adversidades no trabalho.
Isso porque sua bagagem e o seu desenvolvimento pessoal e intelectual lhe permitem ter uma visão mais ampla das situações e pensar mais rápido em soluções concretas para os possíveis problemas e fazer aprendizados muito mais significativos.
Uma das situações que mais sobrecarrega uma profissional é quando não existe mais divisão do seu tempo nas áreas da vida.
Entenda e priorize a divisão do seu tempo entre trabalho, família e lazer.
Ter um pouco de cada um desses aspectos é importantes para alcançar o equilíbrio e te tornar uma pessoa mais feliz e consequentemente com capacidade maior de realização e condução das mais diversas situações que aparecem na jornada.
Cautela, análise, observância e ponderação. Esse conjunto de fatores vai te conduzir para uma postura confiante e mais focada sobre onde e como você deve agir.
Para onde você deve olhar com mais atenção, em que estágio colocar mais foco e como essas ações e decisões vão se comportar na sua vida.
Sim, isso faz parte da vida. Nada mais é seguro hoje e ninguém sabe o que acontecerá amanhã.
Construções diferentes, pedem posicionamentos diferentes, resoluções pedem novas atitudes. Então não tenha medo de arriscar.
Ser audacioso e analisar 99 possibilidades para cada situação vão te tornar mais assertiva e conectada com o seu propósito de vida.
Entenda quais são os valores que comandam a sua jornada e as suas ações. Seja fiel a eles e não negocie de forma alguma com o seu propósito.
Qualquer adversidade que aparecer, terá a intenção de corromper de alguma forma as suas crenças positivas sobre si mesma.
Faça os aprendizados necessários e continue firme em sua decisão.
Portanto, se conecte com você e tenha senso de humor para fazer diferente, para pensar fora do estado emocional que a adversidade lhe impõe.
Por fim, o segredo da vida plena é leveza, então se lembre que extremidades ou adversidades são estágios para a construção da plenitude através de um grande aprendizado.
Até o próximo post,
Com carinho, Fer.