Muitas vezes, como mentora de EMPREENDEDORES, vejo pessoas extremamente talentosas que se perdem no caminho que escolheram e se veem sem alternativas, não sabem como transformar resultados com seu talento.
Isso acontece porque nem sempre enxergamos esse talento e aí vem outro porquê. Simplesmente porque não nos conhecemos o suficiente. Saber quais são nossas habilidades, nossos talentos e nossos diferenciais exige autoconhecimento.
E nunca é tarde para descobrir o que realmente queremos na nossa vida. O autoconhecimento nos liberta das nossas amarras, e principalmente dos nossos medos, porque ele traz clareza do queremos, e principalmente do que não queremos.
Hoje você pode estar se sentindo perdido diante de tantas possibilidades, pode estar se perguntando no que deve focar ou ainda como ter mais resultados com o que você sabe e gosta de fazer.
As dúvidas são tantas e trazem angústia e ansiedade, sei bem como é isso. Mas existe uma saída para este problema.
Antes de tudo, vamos à definição. Talento é uma habilidade bem trabalhada, é aquilo que você faz sem tanto esforço e que costuma trazer resultados positivos. Se você ainda não sabe quais são suas habilidades, você não sabe qual é o seu talento ou talentos.
Nesse caso, pergunte às pessoas que convivem com você. Observe os feedbacks, a opinião dos outros sobre o seu trabalho, no que sempre disseram que você é bom. Mas atenção, aceite se o que você ouvir, for bem diferente do que você sempre pensou que fosse.
Em outras palavras, esteja aberto aos sinais. Desligue o “piloto automático” e preste atenção ao que acontece e ao que dizem ao seu redor. Encare isso como uma missão especial, porque de fato ela é.
Não tem nada mais importante do que saber quais são suas habilidades e talentos, mesmo que você pense que é muito tarde para isso, mesmo que te digam essa barbaridade. Não dê ouvidos e foque na sua missão.
Após descobrir ou saber quais são as suas habilidades, é hora de desenvolver cada uma delas para transformá-las em talentos. Como fazer isso? Existem inúmeras formas, mas todas passam pela vontade de aprender mais. Sem ela, você estaciona e colhe sempre os mesmos resultados, não tem jeito.
O que eu posso dizer para você em relação a esse assunto é que: aprender vicia! Isso mesmo, à medida em que você vai aprimorando seus conhecimentos em uma área que você já é bom, você vai gostando da sensação de descobrir que você pode sempre mais, que você está se diferenciando no mercado.
Aproveite as várias possibilidades de se aprimorar com livros, cursos on-line ou presenciais, eventos, grupos e comunidades. Invista nisso sempre.
Lapidar uma habilidade até se tornar um talento também acontece quando você a pratica. Quanto mais você treina e pratica uma atividade, seja ela qual for, você a aprimora, e se torna melhor naquilo.
É importante lembrar que focar nas habilidades que você já possui não significa que você deva se fechar para novos aprendizados ou para novas habilidades. Dentro desse assunto, a minha dica é: procure habilidades que complementam e enriquecem as que você já tem.
E tudo depende dos seus objetivos. Por exemplo, se você é um dentista e quer ser reconhecido dentro da odontologia estética, faça todos os cursos e atualizações que te proporcionem autoridade no assunto.
Mas não esqueça que existem conhecimentos que são úteis para qualquer área e para qualquer profissional. Alguns exemplos: saber falar em público ou pelo menos se virar, saber administrar seu tempo e o seu dinheiro, se relacionar bem com as pessoas, entre outras.
Você já deve ter escutado pessoas falando que, nos tempos de colégio, iam bem nas provas mesmo sem estudar ou ir a todas as aulas. Isso na vida profissional é algo raro, por isso, não se apegue a esses exemplos para a sua carreira.
Você pode ser muito inteligente e talentoso, mas se não tiver disciplina para aprimorar seus conhecimentos e ir além, provavelmente será um talento desperdiçado ou limitado.
Por isso, tenha a disciplina como um valor seu. Seja pontual, cumpra suas promessas e compromissos, tenha metas claras, planeje e execute para transformar os resultados com seu talento.. Isso por si só já faz com que você esteja na frente de muitos profissionais.
A sociedade de alguns anos atrás costumava rotular e separar os introvertidos dos extrovertidos, e esse rótulo determinava muitas vezes o sucesso profissional das pessoas. Ou seja, os introvertidos tinham menos chances de se dar bem do que os extrovertidos e ponto.
Hoje, felizmente, sabemos que essas características não são fatores limitantes se a pessoa souber trabalhá-las a seu favor.
Por exemplo, alguém tímido ou introvertido pode aproveitar a sua capacidade de observação e concentração para melhorar os seus resultados profissionais. Além disso, ele pode amenizar pontos críticos dessas características com autoconhecimento e cursos.
Portanto, se você está acostumado a esconder os seus talentos, também deve ter se acostumado a não ser reconhecido. Se quiser mudar esse quadro, aprenda a mostrar o seu talento. Aos poucos e do seu jeito. Informe suas conquistas, compartilhe sua jornada, conte a sua história.
Use suas redes sociais, o LinkedIn e o seu ambiente de trabalho. Tudo isso conecta e ajuda a construir a sua rede de apoio, o seu networking.
Agora, pegue tudo isso e coloque atitude. Você já descobriu qual o seu talento que poderá transformar seu resultados com seu talento?
Se sim, ótimo! Se ainda não descobriu, por que esperar?
Se você está buscando ajuda para desenvolver a sua performance e acelerar as suas metas e transformar seus resultados, andar com um grupo seleto de pessoas que fazem acontecer, não perca tempo e se inscreva na lista de espera da minha mentoria, 60 dias de aceleração de resultados. Basta clicar em