Até aqui, você fez escolhas, tomou decisões e agiu conforme a bagagem que você tinha em mãos, nem mais nem menos. Essa bagagem inclui muita coisa: suas crenças adquiridas desde a infância, suas conquistas, suas quedas, seus hábitos, seus aprendizados — que muitas vezes você já chamou de erros — suas relações, atitudes e como elas impactam seu futuro e na forma com que você vê a vida e a si mesmo.
É por tudo isso que você fez o que fez até agora. Eu poderia escolher uma frase de impacto como “Mas o que importa é o seu presente e o seu futuro”, ou “O que vale é daqui para frente”, mas não posso simplificar as coisas dessa forma. Seria irresponsabilidade da minha parte.
Sabe por quê? Pelo fato de que o seu passado guarda informações importantíssimas para o seu futuro. Em outras palavras, você precisa ter consciência da sua trajetória, das suas escolhas e atitudes para mudar as coisas daqui para frente, se for isso o que você deseja.
Não estou dizendo para você viver do passado, remoer mágoas ou coisas do tipo. Mas não é esquecendo o que já viveu que você vai mudar o futuro, pelo contrário, é tomando consciência que você vai virar a chave. Se você não souber o porquê de as coisas estarem como estão, você continuará seguindo no piloto automático da sua vida.
Vamos virar essa chave? Então, continua comigo.
Mesmo que você diga que já superou o seu passado, seja ele qual for, ele te segue a todo momento. As atitudes já tomadas impactam sim no seu presente e no seu futuro porque elas moldam os seus pensamentos e comportamentos. Vou dar alguns exemplos de como isso acontece.
Tem a ver com as atitudes que você teve no passado e com a forma com a qual você reagiu ao que te aconteceu. Portanto, reflita sobre essas reações, como você reage e sempre reagiu aos principais acontecimentos da sua vida, sejam bons ou ruins. Como você fica quando alguém te critica ou te elogia? O que você faz diante dos desafios e problemas? E diante de conquistas? Pense sobre isso e também sobre como você gostaria de ter reagido ou reagir daqui para frente.
Também está relacionada às suas atitudes até aqui. Qual sempre foi a sua postura diante das coisas que falam sobre você? E sobre suas quedas e conquistas? Não costumamos pensar sobre isso, mas é importante sabermos os principais acontecimentos que ajudaram a definir a imagem que temos de nós mesmos. Se essa imagem é negativa, você convive com problemas sérios, principalmente em relação a sua autoestima e confiança. Preste atenção nesse ponto de hoje em diante, combinado?
Você já deve ter escutado que todo mundo precisa estar de bem com a vida, olhar as coisas com positividade e alegria. Porém, nem sempre isso é possível, sobretudo se as atitudes do passado são uma sombra para você.
Se você se julga e se culpa o tempo todo, se você guarda mágoas e arrependimentos, se você sempre encarou a vida de uma forma negativa, como um peso a carregar. Isso tudo define boa parte da sua vida hoje. E, para mudar, você precisa antes de tudo tomar consciência disso e depois decidir ver as coisas por um outro ângulo. Depende de você.
Se você sempre olhou para os sonhos e planos como se fossem algo impossível de realizar ou se as pessoas a sua volta te convenceram a desistir deles, você hoje provavelmente nem mesmo tem um para chamar de seu. Acertei? Isso acontece muito, infelizmente.
Mas você pode olhar bem aí dentro, para o que faz brilhar o olho e a alma, e se reencontrar com seus sonhos. Sempre é tempo, mas requer autoconhecimento e esse olhar mais profundo para os seus sentimentos e sua trajetória. Vamos lá?
No meu livro (LINK), falo bastante sobre como retomar as rédeas da sua vida, independentemente de como foi o seu passado, e criar uma realidade com tudo o que você sempre quis. Qualidade de vida, saúde, amor, carreira, dinheiro e sonhos realizados. Tudo isso é possível de se viver, mas exige foco, disciplina e planejamento. Se eu consegui, você também consegue. Seguem algumas dicas para virar a chave e destravar a sua vida:
O roadmap é uma linha do tempo da sua vida. O objetivo é olhar para seu passado e enxergar o quanto de todas as suas experiências mais marcantes estão contribuindo para você construir o futuro que deseja.
Em uma folha grande ou no computador, coloque os principais acontecimentos da sua jornada e o ano correspondente. Comece com o seu nascimento e vá preenchendo conforme for lembrando.
Em relação aos principais acontecimentos, me refiro não somente aos grandes eventos, como casamento, formatura, viagens e grandes conquistas. Insira os desafios, os problemas, as mudanças, os erros, os cursos que fez, as perdas, as decepções, os passos profissionais, enfim, tudo o que marcou a sua trajetória de alguma forma.
Na etapa seguinte, reflita sobre os pensamentos e sentimentos que vêm à sua cabeça em cada um desses acontecimentos e de forma geral em todo o quadro.
Comecei a propor este exercício para as minhas turmas de mentoria e presenciei grandes insights. Isso porque, quando você visualiza a sua vida dessa forma, você tem a oportunidade de descobrir como você enxerga a sua caminhada, os passos que deu até aqui.
Os aprendizados que veem das nossas experiências servem para criamos um manual, mesmo sabendo que cada situação é diferente da outra e exige atitudes também diferentes. Entretanto, muita gente usa esses aprendizados como ferramenta para sentir culpa e se punir de alguma forma, porque essas pessoas não os enxergam como ensinamentos, mas sim, como erros.
E como eu já disse algumas vezes, os outros podem até sentir pena de você no início, mas depois é cada um por si, ou seja, você vai ter que encarar e agir em prol de si mesmo.
Então, pegue todos esses aprendizados de vida e use-os a seu favor, transforme em uma espécie de manual para se sentir mais seguro e forte para os próximos passos. O que já deu certo, o que não deu, as atitudes com as quais você se sente bem e que te elevam, as atitudes que minam a sua vida, as situações que baixam o seu autocontrole, enfim, investigue e crie o seu próprio manual.
Olha, não vou mentir que deixar de lado hábitos nocivos e criar outros saudáveis e positivos seja uma tarefa fácil, mas é o único jeito de mudar, seja de atitudes, de peso, de resultados no trabalho ou qualquer outra coisa que se deseja. Raramente existem resultados rápidos, o que existe e o que faz toda a diferença em qualquer processo de mudança são as atitudes. Essas sim determinam tudo!
Portanto, se você não gosta de algum aspecto da sua vida hoje, se proponha a mudar de hábitos. E lembre-se que pensamentos também são hábitos. Cuidado com eles.
Leia também: HÁBITOS QUE ATRAPALHAM
Por fim, trago novamente o mapa dos sonhos como uma ferramenta para visualizar os seus objetivos. Ele torna mais palpável os seus sonhos e planos e traz mais motivação para seguir cada um deles diariamente.
Faça do seu jeito, o importante é ter a sua cara e os seus sonhos. Use recortes, colagens, desenhos, palavras, texturas e tudo o que sua imaginação quiser para criar a imagem dos seus sonhos. Tenha ele sempre por perto para não se esquecer de realizar tim-tim por tim-tim.
Agora que você se deu conta de como as atitudes do passado impactam o seu futuro, é a agir para construir o presente e o futuro que você quer e merece. Vamos juntos?
Um abraço e até a próxima!